sábado, 21 de junho de 2014

Bem-estar

DIABETES E OS DISTÚRBIOS DA TIREOIDE


A tireoide é a maior glândula endócrina do nosso corpo e desempenha um papel muito importante no processo metabólico, bem como no crescimento e desenvolvimento corporal. Cerca de 7% da população mundial tem algum tipo de distúrbio da tireoide, que ocupa o segundo lugar, depois do diabetes, quando se trata de doenças endócrinas, em geral. Os Distúrbios da tireoide ocorrem com mais frequência em mulheres (geralmente em idade mais avançada) e em pessoas com diabetes, especialmente do tipo 1. Estima-se que 1 em cada 3 pessoas com diabetes tipo 1 irá desenvolver alguma forma de distúrbio da tireoide ao longo da sua vida. É muito importante que os indivíduos com diabetes tenham uma compreensão do que são os distúrbios da tireoide e como estes poderiam afetar seu controle glicêmico.
Existem dois tipos de distúrbios da tireoide, um é quando seu corpo está produzindo hormônio tireoidiano em excesso (hipertireoidismo) e o outro, quando o seu corpo não está produzindo a quantidade suficiente do hormônio (hipotireoidismo).
Alguns dos sintomas de HIPERTIREOIDISMO incluem:
• perda de peso;
• aumento da temperatura corporal / suar mais do que o normal;
• aumento da frequência cardíaca;
• diarreia;
• no caso das mulheres, o período menstrual pode diminuir ou cessar;
Em paciente diabéticos, o distúrbio mais comum é o hipotireoidismo. Muitos casos de hipotireoidismo são atribuídos a doenças autoimunes, assim como o diabetes tipo 1, sendo esta a principal razão pela qual os pesquisadores têm relacionado as duas enfermidades.
Alguns sinais de HIPOTIREOIDISMO incluem:
• ganho de peso;
• prisão de ventre;
• perda da memória;
• cansaço;
• depressão;
• períodos menstruais frequentes e abundantes;
A principal preocupação para os diabéticos é entender como esses hormônios afetam sua glicemia. Como a tireoide regula o nosso processo metabólico, um distúrbio nesta glândula poderia afetar a forma como o nosso corpo processa o açúcar, bem como o efeito dos medicamentos para diabetes. Se você sofre de diabetes e hipertireoidismo, simultaneamente, você poderá perceber que seu nível de açúcar pode se elevar de forma anormal. Isso ocorre porque quando você tem este hormônio tireoidiano em excesso em seu organismo, o seu metabolismo acelera, o que aumenta eliminação dos medicamentos ou os torna menos eficazes. O hipotireoidismo é o oposto. Quando você não tem a quantidade suficiente de hormônio da tireoide, seu metabolismo fica mais lento, o que faz com que os medicamentos permaneçam no organismo por mais tempo que o normal. Isso aumenta o risco de uma aparente “superdose” de medicamento no organismo, podendo levar a baixa de açúcar no sangue se não for tratada.
Distúrbios da tireoide não podem ser curados, mas podem ser tratados. O hipertireoidismo normalmente é tratado com medicação ou até mesmo cirurgia. O hipotiroidismo, por outro lado, só pode ser tratado através da administração do hormônio da tireoide. Já que é muito comum os diabéticos (especialmente do tipo 1) desenvolverem problemas de tireoide, recomenda-se fazer avaliações anuais para verificar possíveis distúrbios. As mulheres e os idosos também devem checar regularmente seus níveis de hormônios da tireoide, uma vez estes problemas tornam-se mais comuns à medida que envelhecemos. Um exame de sangue simples é tudo o que será necessário para verificar se você tem problemas na tireoide. Com ou sem diabetes, distúrbios da tireoide são de fato facilmente controláveis e você pode evitar várias complicações a longo prazo, se este distúrbio for detectado precocemente e tratado corretamente. Então, certifique-se de manter-se em dia com seus check-ups anuais e, se perceber alguns dos sintomas acima, aconselhamos que contate seu médico, assim que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário