segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Problema na tireóide engorda ou emagrece?




A tireóide (ou tiróide) é uma pequena glândula que todos temos  e que fica localizada na base do pescoço, na frente. Fica um pouco a baixo do“gogó” ou  “pomo-de adão”.  Tem a forma de uma borboleta!  Ela produzsubstâncias (hormônios) que agem em todos os órgãos  e controlam praticamente todo o nosso metabolismo, dando o ritmo a ele.  Os hormônios que a tireóide produz são : o T3 ,e principalmente, o T4.  Além desses, para avaliar alterações da glândula, pede-se também o TSH (hormônio que vem do cérebro e que controla a tireóide). Esses hormônios (TSH , T3 e T4) são dosados pelo sangue, numa coleta normal, como qualquer outra. Existem, basicamente, dois problemas que podem aparecer numa pessoa: o Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo.
No Hipotireoidismo, que é o problema mais comum dentre eles, a tireóide da pessoa funciona a menos do que deveria. Produz menos hormônios de que o organismo necessita. Como esses hormônios dão ritmo ao organismo, e como  estão baixos aqui, a pessoa pode ter, por exemplo: fraqueza, sonolência, falta de apetite, intestino fica preguiçoso, pele seca e fria, o coração pode bater com menor frequência, inchaço e ganho de peso…Este ganho de peso é mais por inchaço, por acúmulo de líquidos (já que os rins funcionam mais “ lentos “ aqui). Geralmente, se a pessoa ganha peso por problema na glândula, esse aumento de peso não é maior que 4 ou 5 quilos. Então, se uma pessoa engordou uns15 quilos, por exemplo. Não dá para culpar só a tireóide, ela não faz engordar tudo isso! Desses 15 quilos, vamos dizer que, se a pessoa tem Hipotireoidismo, só uns 5 quilos, no máximo, é pelo problema na glândula. Tratando a tireóide ela vai perder uns 4 ou 5 quilos. O restante (outros 10 ou 11 quilos),é  tratamento para emagrecer  normal. Só para ilustração, a causa mais comum de Hipotireoidismo é aTireoidite de Hashimoto (lê-se “rachimôto”), que o Endocrinologista faz o diagnóstico , trata e acompanha. Uma observação importante: mulher que queira engravidar ou no começo da gestação é muito importante procurar seu médico e conversar com ele sobredosar hormônio tireoidiano. Hipotireoidismo pode dificultar para engravidar. E mulherjá grávida com a doença tireoidiana, pode ter problemas na gravidez ou, pior, problemas na formação do feto (principalmente  no Sistema Nervoso Central, na parte de inteligência da criança…)
Outra situação é o Hipertireoidismo. Aqui, a tireóide funciona a mais do que deveria. Produz mais hormônios do que se necessita . Só pensar o contrário do que acontece no  Hipotireoidismo para entender! Se os hormônios agora estão altos, e eles  que dão ritmo ao organismo, a pessoa pode ter : agitação, perda de peso, aumenta o apetite, insônia, coração pode ficar mais rápido, tremores, pele quente e úmida, olhos podem ficar saltados (como se a pessoa tivesse levado um susto) etc.  A principal causa aqui é a Doença de Graves (lê-se “greives”). Também cuidada pelo Endocrinologista .
Vimos, com isso, que a tireóide é uma glândula muito importante para o bom funcionamento e andamento do organismo, dando ritmo aos órgãos e sistemas. Disfunções (ou problemas) nela, podem trazer desde sintomas leves e inespecíficos há sintomas clássicos, como os citados acima. Qualquer sinal ou sintoma de problema no  funcionamento da tireóide, procure um Clínico-Geral ou o Endocrinologista para avaliação melhor do quadro clínico! Se for doença tireoidiana existe tratamento e geralmente é eficaz (a pessoa fica bem e leva uma vida normal!).
Dr. Fábio Laurentino de Oliveira
CRM : 18.757
Médico pela Universidade Estadual de Londrina – UEL
Especializado em Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional – UNOESTE- Presidente Prudente-SP
Fazendo especialização em Endocrinologia e Metabologia – Instituto de Pesquisa e Ensino Médico  – São Paulo – SP

OBS - A tireóide fica super estimulada, levando mais tarde à sua exaustão, quando há uma ingestão “exagerada” de açúcar, café e de álcool.

-> Para previnir preparamos uma lista com alimentos que consumidos, fortalecem a tireóide...

IMPORTANTE: A dieta para pacientes que apresentam quadro clínico de hipotireoidismo deve ser elaborada e acompanhada por um médico. Uma boa alimentação é fundamental para uma rápida recuperação do doente.

Fonte de magnésio: Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas!

Fonte de cálcio: Brócolis, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol, Tahine

Fonte de potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais

Fonte de iodo: peixes e frutos do mar.

Além do consumo destes alimentos, é recomendada a ingestão de muita água, além de chás e sucos.

Os alimentos citados acima devem fazer parte de uma dieta recomendada por um médico. Uma pessoa com um quadro de hipotireoidismo não deve nunca optar por uma dieta sem orientação médica e nem muito menos ingerir remédios sem prescrição médica.


-----------------------
Apoio:Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário